quarta-feira, 30 de abril de 2008

Por que devemos estudar Sociologia ?

É a pergunta que não quer calar, todos os dias praticamente me deparo com alunos menos interessados (ou nada interessados mesmo) em sala de aula debatendo com a nossa querida professora de Sociologia, sobre o motivo, razão ou circunstância ao qual nos leva ter de estudar essa matéria tão "nada a ver". Eu particularmente devo de fato, estar precisando de umas aulinhas para aprender a me interagir com a sociadade, o mundo propriamente dito. Tenho estado um pouco anti-social até com quem não deveria estar, isto me abala. Mas é uma tarefa árdua conviver (ou não) com muitas pessoas, é ruim discutir ou ter de ser indiferente mediante alguns fatos. No entanto não vim até aqui falar sobre mim, mas sim sobre a Sociologia, vamos lá...

Esta palavra é auto-explicativa, até aí nada de novo. É uma pergunta que olhando assim parece muito fácil de se responder, o que na verdade não é se você não se interessa o mínimo que seja! Você com certeza diria o óbvio, eu posso estar dizendo também. Na verdade não há como fugir do óbvio quando se trata disso, enfim, Sociologia é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos quando indivíduos interagem entre si. E por que devemos estudar esses fenômenos ? Para que possamos ter uma visão mais ampla das diversas situações acarretadas por esse grande impacto que se dá sobre um aglomerado de seres humanos.E é bom, por mais difícil que seja entender e respeitar o espaço de outrem. Estudando assim o comportamento dos indivíduos e os meios em que se comunicam. A Sociologia em si cobre todas as áreas do convívio humano, e ela interessa a cada um em diferentes graus de intensidade. Todavia a parte mais interessada no estudo sociológico é o Estado, agora você deve estar se perguntando por que o Estado é a parte mais interessada, pois bem, é ele o responsável pela organização e controle social.Contudo, o mais importante financiador da pesquisa por esta disciplina.Sociologia pode ser vista também como um antídoto para a desagregação social, ela não procura só entender o que une os grupos sociais mas também fazer com que essa união seja cada vez mais possível. Ainda que muitos digam que não, pra mim na Sociologia tem sim um dedo de disfarce do Marxismo e teoria de evolução, não que isso seja ruim, é somente um comentário a parte. Precisa dizer mais alguma coisa ?

5 comentários:

Ferdi disse...

Esta palavra é auto-explicativa, até aí nada de novo. É uma pergunta que olhando assim parece muito fácil de se responder, o que na verdade não é se você não se interessa o mínimo que seja! Você com certeza diria o óbvio, eu posso estar dizendo também. Na verdade não há como fugir do óbvio quando se trata disso, enfim, Sociologia é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos quando indivíduos interagem entre si. E por que devemos estudar esses fenômenos ?
Para que possamos ter uma visão mais ampla das diversas situações acarretadas por esse grande impacto que se dá sobre um aglomerado de seres humanos.
E é bom, por mais difícil que seja entender e respeitar o espaço de outrem.
Estudando assim o comportamento dos indivíduos e os meios em que se comunicam.
A Sociologia em si cobre todas as áreas do convívio humano, e ela interessa a cada um em diferentes graus de intensidade. Todavia a parte mais interessada no estudo sociológico é o Estado, agora você deve estar se perguntando por que o Estado é a parte mais interessada, pois bem, é ele o responsável pela organização e controle social.
Portanto, o mais importante financiador da pesquisa desta disciplina.
Sociologia pode ser vista também como um antídoto para a desagregação social, ela não procura só entender o que une os grupos sociais mas também fazer com que essa união seja cada vez mais possível e saudável.
Ainda que muitos digam que não, pra mim a Sociologia tem sim um dedo de disfarce do Marxismo e teoria de evolução, não que isso seja ruim, é somente um comentário a parte.

La Cucaracha productions presents!1 disse...

Eu acho que o zé, tende a falar muito sabiamente.
Concordo que na correria do dia-a-dia, perdemos mesmo o contato com as coisas, pq sim, pras pessoas estu me lixando u_u mortais !
Endigno-me ( que palavra não?), zé.. sua inteligencia esta desperdiçada, em tais versos.Vamos jogar video game?

eu to com ps3 aki \o/

La Cucaracha productions presents!1 disse...

Hoje zé, estava imprimindo uma coisa na Hp, sim, aquela maravilho-sa impressora, e lembrei-me de você :D
QUE coisa lenta, a folha não SAI, da problema de cinco em cinco MINUTOS, desisti saca?
Mas voltando ao interessante ( eu :D), possuo joguinhos interessantes pra gente jogar, de inteligência ,estratégia, com navezinhas, pessoas morrendo all time ( motherfuckers! soy junkie!).
Atenciosamente, peço que, se puder, retorne esta mensagem, pra saber se boto mais um prato pra janta-á!
HAha , sarcasmo ein?
Ou se aumento uma manete (6) e faço uma pipoca, pra vc acabar de morrer.
Ass: Madame Washington

tanits disse...

olá zé!
fiquei sabendo q hj é seu aniversario.
vc está de parabens, ok ?

(é, não teve graça, pq nao tinha ngm pra dizer o 'q?' e o seu 'ok?' é o que faz a piada ter graça) :*

Zé Gotinha disse...

Essa gente que fica vindo aqui me difamar, que absurdo :O