quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Não-Violência ou Violência Não ?

É deplorável que em pleno o século XXI o homem continue agindo como um ser das cavernas.
Procurando sempre as maneiras mais selvagens de remediar suas necessidades.

A violência tem sido o instrumento mais usado para conseguir o que se quer, o que de fato escraviza. As pessoas não tem raciocinado direito, pois agem como se a violência fosse uma resposta a violência alheia, tentando com isso que ela passe por uma contra-violência. O que na verdade nada mais é que um círculo vicioso onde só gerará mais e mais violência.

Devido a isso as pessoas têm vivido prisioneiros em suas próprias casas, porque as grades que antes eram para segurar bandidos nas prisões, hoje servem de grades de proteção para nós mesmos. O medo e o pânico que tem se espalhado por todo o mundo acaba por estressar a população, que de contrapartida sai em busca de uma solução.

É aí que começa o círculo vicioso. Confinados em casa sem ter como interferir, mudar a realidade, as pessoas primeiro procuram uma distração na esperança de que toda essa violência se finde... o tempo passa e nada muda. Alguns se embriagam para terem coragem de fazer algo, mas o que era premeditado acaba saindo do controle. Esses discutem em casa, brigam com a esposa, espancam os filhos, estupram a empregada, reclamam do vizinho (isso quando não chegam a invadir a casa dele por tamanha revolta).

A violência presente indiretamente em nossas vidas acaba trazendo violência para nossos lares. Esse é o resultado da competição, da desigualdade, da falta de segurança pública, do descaso com a sociedade.

Para exterminar essa praga que vem se alastrando por toda a sociedade (como um vírus) somente orientando a nós mesmos e a nossos filhos, nos imunizando de qualquer rancor ou raiva. Fácil não é, mas se todos fizerem sua parte, logo estaremos livres desse mal. Vamos dizer um não à violência ou qualquer forma "justificável" de violência. Tudo para que possamos ter uma vida mais digna sem que precisemos viver em cativeiro de nós mesmos.

Um comentário:

Daniela Serrano disse...

Violencia é a arma mais letal que existe, pois mata quem fere e mata mais ainda quem é ferido por ela.
Dani, recanto das letras
suicida assasinada pela violencia humana