segunda-feira, 5 de maio de 2008

GATTACA.

O filme Gattaca é um belo exemplo de intertextualidade, sendo um filme baseado na ficção-científica de primeiro momento que no desenrolar da trama vai abrindo espaço para um suspense, quando acontece um assasinato em Gattaca, ele vira uma investigação policial
o que é muito interessante de fato. O contexto do filme na verdade é bem voltado para a divisão de classes, a sociedade Gattaca divide-se em duas classes 'sociais' principais. Se importam
tanto com o sistema divisório de "inválidos" e "válidos" que não sobra tempo ou espaço para especular outros tipos de divisões de classe, ainda que elas existam perto ou longe da realidade de Gattaca. Os válidos são os filhos da ciência, um tipo de produto da engenharia
genética, a criação quase perfeita. Logo, os inválidos são os filhos de Deus, submetidos ao acaso e à quaisquer impurezas, vulneráveis à doenças e afins. Quanta irônia não ? E eu que pensava que a criação de Deus fosse a perfeita, apesar dos pesares. Agora o homem me vem com essa.
Gattaca retrata uma sociedade futura em que a técnica de manipulação tornou-se algum tipo de controle social. Só espero que caso isso aconteça um dia ( o que pode ser bem provável mesmo que leve anos, isto é, se o planeta aguentar tudo que vem sofrendo, mas isso é outro assunto), eu não esteja pra ver, pois não é de me agrado ser classificado como inválido. Ainda que seja um avanço na ciência, eu particularmente acho uma tremenda afronta à natureza e principalmente a Deus e não precisa ser cristão ou coisa parecida para pensar o mesmo, visto que não tenho uma religião. Pode ser muito lindo e perfeito, todos saudáveis , sem qualquer (ou a mínima) possibilidade de doenças. Mas todos sabemos que toda ação provoca uma reação.
O filme propriamente dito é um exemplo claríssimo da reação. Vincent era um inválido que almejava ser capaz de algo grandioso, ultilizou-se de serviços 'pirata-genético' digamos assim, para poder ser aceito em uma sociedade que se você não tem os gênes perfeitos pode sentar e chorar porque oportunidade de nada você terá. Lavar banheiro ? Quem é que quer passar o resto da vida lavando banheiro ? Vincent não quis, com os serviços que conseguiu obter assumiu a indentidade de Jerome, um homem que ao sofrer um acidente de carro ficou paralítico o que não afetou seus gênes que continuaram perfeitos. Com muita dificuldade conseguiu driblar todas as restrições de classe e se integrar na elite intelectual e moral de Gattaca. Já no final do filme mais uma vez aparece a intertextualidade agora na forma de um drama familiar ( o que ocorre bem no comecinho do filme também), Vincent encontra seu irmão que descobre a indentidade falsa e ameaça denunciá-lo. A partir daí fica claro o drama familiar com a rivalidade entre irmãos.
O engraçado é que mesmo com todo esse controle social a raça humana continuaria a mesma, dividida em classes e ultilizando de recursos clandestinos para atingir seus interesses individualistas. Isso prova que não adianta a ciência interferir, porque na personalidade isso fica cravado. Pessoas são interesseiras e egoístas mesmo sem querer ou perceber. Gattaca tinha controle social quase que absoluto, ainda sim os 'excluídos' conseguiam manter sua
resistência individual contra esses destino genético, apelando para fraudes sutis, clandestinas. O filme retrata que o destino genético tende a se tornar uma segunda natureza, mais perfeita ? Só se vista a olho nu assim, mas se for analisar a fundo veriamos que isso é audacioso demais. Acho meio extremo alguém (que não seja os mentores) defender essa idéia de uma sociedade genéticamente realizada. Mesmo os válidos teriam de seguir uma certa hierarquia de classe. Tudo na verdade tem seu lado positivo e o negativo, nesse caso temos mais dados negativos ao meu ver. O lado positivo é que estaríamos livre de doenças hereditárias ou não, isso seria bom não é mesmo ? Infelizmente nem tudo é perfeito como dizem, é muita ilusão e pretensão
nossa pensar que o controle social faria do mundo um lugar melhor de se viver. Esta trama não é um final propriamente feliz, o suicídio do verdadeiro Jerome soa como um protesto contra a sociedade Gattaca que não só exclui os inválidos de natureza mas também os que de alguma forma adiquirem essa incapacidade. Para Vincent foi a realização de um sonho, ele não ficaria lá para sempre né ? E quando voltasse ? Jerome estaria morto e como Vincent continuaria sua saga em busca da perfeição ? Se bem que ao ter realizado o sonho de ir pra Titã acho que ele não precisaria de mais nada, enfim, acabaria por se matar ou adaptar-se a sociedade quando voltasse. Admitindo-se um inválido ou se incinerando assim como seu amigo.

2 comentários:

tanits disse...

entãaaao

amigoa (depois te explico o pq do 'a' oo)
auishaishaiush

acho q vc entende ne zé *-*
muito interessante a sinopse do filme (claro q eu nao li tudo oo)
estol num dia cú (do tipo daquela comunidade 'minha vida é um cú, posso dar a minha vida?')
só pra não perder o costume
vai ai um DEUS ME LIVRE oo

te amo coisinha que rebola (6)

La Cucaracha productions presents!1 disse...

Meo, vc colou isso aí do google que eu sei zé!!!!!
Te pago um sorvetinho rs depois rs
se vc copiar tudo para mim NHAMM1!
reflita11!
Ja sabe quem eu sou? rs
Sou a jabuticaba, faço as tardes do vovô oi.
Lembrei-me de uma coisa triste agora, o dia em que eu saí de casa.(uma lágrima escorre de um olho, pq se for dos dois então é namoro)minha mãe me disse, filho vem cá :/
Véy ela passou a mão no meu cabelo e bagunço tudo amica :/
Nem fui nu chow da piti.
Pensse como el estol trste, tanbem ela noa me deishol pour quetqshupi no paõ rs

emfin/ amica estol esperamdo sua co,firmasção par ir no chow del1!
Açç: Maiz um anaufabetoabc nu mundu.