quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Alô ?

Bom dia!

Está no ar mais um programa do : Se ligue ou me desligue!
(Na verdade esse é o primeiro programa) .

Estamos aqui separados (oi?) para falar dos problemas na falha de comunicação entre as pessoas. Hoje temos vários métodos que aprimoraram a comunicação, ao mesmo tempo em que foram bastante eficazes, se tornaram um instrumento de grande discórdia e as pessoas têm usado isso de má fé, sempre entendendo da pior maneira possível o que foi dito, para se sair vítima de algo que talvez outrem não tivesse o conhecimento.

O mais legal de tudo é que isso é extremamente viciante. Parece que ficamos escravos de textos alheios. Parece que a única coisa que nos move é o texto de um alguém. Sempre. Chega a ser irritante alguns problemas que a internet nos tráz. Ela, que por sua vez também não pediu para vir ao mundo, não tem culpa de nada. Não tem culpa da falta de capacidade do ser humano para entender as coisas por mais simples que sejam. Não tem culpa do mundo contemporâneo ter começado a explorar o explorer (tiop?!) de forma exagerada e projetar em milhares de pessoas (que fazem o mesmo), o que eles queriam que elas fossem. Adimito, às vezes também faço isso.

Enfim, tenho certeza que todo mundo ao menos uma vez na vida disse algo no bendito msn que acabou sendo interpretado totalmente o contrário do que se quis dizer. Minto ? Sei que não...
E é nesse ponto que queria chegar. Não é que escrevamos mal (ok, alguns até escrevem), ou porque somos absurdamente emocionais ou sinceros demais ou irônicos também, que a pessoa "entende errado". Explico.
A pessoa entende o que você diz, ela simplesmente acha mais fácil aceitar a verdade dela. Porque é o que convém à ela aceitar no momento, entendem ?

O fato é que um quer sair por cima do outro (sem conotação sexual), é tipo um jogo, na verdade não é tipo, é mesmo um jogo. Jogo esse que acaba atrapalhando situações que poderiam dar certo se ouvidas, discutidas, analisadas, consumadas. Os jogos simplesmente não deixam. É onde entra a falha na comunicação. Minutos destrõem anos de cada letra que foi cuidadosamente colocada em cada lugar na hora certa.

A verdade de quem disse fica no subconsciente do outro, mas a verdade em que o indivíduo (a) se apega é sempre a dela. A menos que quem disse seja o rei da persuasão, manipulação, etc. E olha que mesmo assim é bem difícil se ter um ganhador nessa história. Anos de estudo e chegarei na verdade absoluta sobre qual das verdades sempre prevalecerá. Será aquela que sabemos que é verdade mas que não queremos aceitá-la por ser mais fácil se conformar com uma verdade menos difícil de lidar ? Ou será essa que tem mais a cara do conformismo para não entrarmos em conflitos com nós mesmos ?

Para se conseguir chegar à uma conclusão, será necessário que as pessoas se liguem na mesma frequência, essa coisa de um ligar demais e outro fora de área (lê-se desligado) é a maior prova da falha de comunicação. Isso rompe qualquer vínculo, é desgastante. Não importa quem se cansa primeiro, mas uma hora cansa. SE CANSA, ô. E falando em cansar, já me sinto cansado... e mais um texto sem conclusão pra quem quiser ler (ou não). Se tiverem uma tese, teoria, recados do coração (brinks) que possam abrir a mente de mais pessoas, escrevam para o nosso programa. É simples, fácil e rápido. Só deixar um comentário logo quando acabar de ler essas abobrinhas. É auto-ajuda, muita gente precisa. Vamos nos continuar separados unir para acabar com a falha na comunicação, isso é uma coisa que entristece muita gente e eu não sou uma delas.

Nenhum comentário: