quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Adágio

Só o que é não deixa de ser, o que está, está enquanto estiver.

Como diria aquele escritor famoso, do qual muito falo, ao qual muito amo...
o grande problema hoje em dia é que as pessoas 'estão', elas deixaram de 'ser', para estar.
Ninguém mais é residente de um local, ela está residindo àquele local, não se sabe até quando.

E ninguém mais é apaixonado, todo mundo está apaixonado. Parece que só por determinado tempo.
Esse estar soa meio vago, o sou apaixonado parece bem mais apropriado.
Quando a pessoa está apaixonada, significa que ela pode deixar de estar a qualquer momento.
Quando ela é apaixonada, ela é apesar de tudo. O estar é momentâneo. Só o que é, é que fica.


Reflitão.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Não-Violência ou Violência Não ?

É deplorável que em pleno o século XXI o homem continue agindo como um ser das cavernas.
Procurando sempre as maneiras mais selvagens de remediar suas necessidades.

A violência tem sido o instrumento mais usado para conseguir o que se quer, o que de fato escraviza. As pessoas não tem raciocinado direito, pois agem como se a violência fosse uma resposta a violência alheia, tentando com isso que ela passe por uma contra-violência. O que na verdade nada mais é que um círculo vicioso onde só gerará mais e mais violência.

Devido a isso as pessoas têm vivido prisioneiros em suas próprias casas, porque as grades que antes eram para segurar bandidos nas prisões, hoje servem de grades de proteção para nós mesmos. O medo e o pânico que tem se espalhado por todo o mundo acaba por estressar a população, que de contrapartida sai em busca de uma solução.

É aí que começa o círculo vicioso. Confinados em casa sem ter como interferir, mudar a realidade, as pessoas primeiro procuram uma distração na esperança de que toda essa violência se finde... o tempo passa e nada muda. Alguns se embriagam para terem coragem de fazer algo, mas o que era premeditado acaba saindo do controle. Esses discutem em casa, brigam com a esposa, espancam os filhos, estupram a empregada, reclamam do vizinho (isso quando não chegam a invadir a casa dele por tamanha revolta).

A violência presente indiretamente em nossas vidas acaba trazendo violência para nossos lares. Esse é o resultado da competição, da desigualdade, da falta de segurança pública, do descaso com a sociedade.

Para exterminar essa praga que vem se alastrando por toda a sociedade (como um vírus) somente orientando a nós mesmos e a nossos filhos, nos imunizando de qualquer rancor ou raiva. Fácil não é, mas se todos fizerem sua parte, logo estaremos livres desse mal. Vamos dizer um não à violência ou qualquer forma "justificável" de violência. Tudo para que possamos ter uma vida mais digna sem que precisemos viver em cativeiro de nós mesmos.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Confiança Risos.

HA HA HA HA, incrível minha capacidade de agir diferente do meu próprio pensamento.
Sou vagabundo, sem vergonha, não tenho caráter, sou manipulador, trapaceiro, traidor, infiel, possessivo, obsessivo, ridículo, patético, sarcástico, irônico, indiferente, gay, entre outros adjetivos mais impróprios que esses. Mesmo sendo tudo isso consigo agir diferente deles, as pessoas me adoram (ou pelo menos acredito que o façam). Fico aqui agindo como um anjo que na verdade não sou, como algumas pessoas acreditam não sei. Otárias são elas ou eu que penso ser alguém, penso como alguém que na verdade não transpareço ser. Já pedi algumas vezes que não acreditassem em mim, pois quando me julgo merecer a confiança alheia acabo tendo certeza que é quando menos a mereço. Pois quando ela vem sem que eu pense merecê-la é sinal de que mereço. Mas quando penso merecê-la... saiba que é quando menos a mereço. Claro que vocês nunca saberão quando podem confiar em mim, não só em mim, mas em outras pessoas também. Por isso os alerto : Não confiem em ninguém, nem você mesmo merece sua própria confiança. As pessoas sempre te (se) ferram. Acredito eu que confiança é um sentimento que passou a ser extinto há algum tempo por algumas pessoas e as que não deixaram de confiar são as babacas que tomam "na tampa" bonito! Tipo eu assim...
Será que achamos bonito ser alvo de chacota de terceiros ? Só pode, afinal, não é todo mundo que gosta de ser tachado como idiota. Nós gostamos. Nós amamos! E apesar de amarmos ser confiantes demais embora não seja recíproco, é que o mundo está regredindo. Nós acreditamos enquanto inúmeras pessoas estão "foda-se" para nós. Se não pode com eles, junte-se a eles!
Promovendo o cansei de ser best. Vamos ser piores que eles em consequência do cansaço físico e mental ao que nos remetem.

sábado, 8 de novembro de 2008

Divago, de vago, dia vago, q

Hoje Minas me lembra São Paulo. O clima, o tempo, a chuva que cái como se fosse para lavar as impurezas das ruas e até das pessoas que a essa hora estão naquele show se divertindo.Parece que é o tempo chorando comigo. Ahh! Ser um fator abiótico tem dessas coisas, 'vivo' porque insisto. Não gostei muito de me perceber chateado. Pouco sei sobre como lidar com os próprios sentimentos. Bateu uma melancolia, uma vontade do passado e uma vontade do futuro que ainda não vivi e que guarda tantos mistérios que temo descobrí-los tarde demais. Minha ansiedade não deixaria... o problema é que posso adiantar muito as coisas e me arrepender, estou tentando separar a vontade da decepção. É uma pena não virmos ao mundo com um manual de como agir em determinada situação. Além disso quando uma pessoa é tão confusa quanto eu sou, nem um manual a faria tomar a decisão certa. Fica a dica.

Desapaixonar, comofas?

Às vezes, sempre, eu queria me desapaixonar por você. Por que o querer somente não basta para me livrar desse desespero ? Por que você faz as coisas serem assim tão difíceis de irem para frente ? Como vamos ?! Só Deus sabe, ou não vamos e achamos que estamos indo. Vai saber...
Fico aqui sozinho em meus pensamentos e é sua falta de tempo que me obriga a ficar. Por muito tempo penso em como seria se conseguisse me libertar de você. Sair dessa gaiola em que me colocou, mas parece que você quebrou minha outra asa, ao invés de cuidar da uma que estava machucada quando me encontrou. Queria me desapaixonar para te esquecer e lembrar mais de mim, desapaixonar para deixar de fazer suas vontades e caprichos. Pode ser que venha a doer, e que eu lamente mais tarde por trocar uma relação segura [?] por um nada que talvez só me deixe pior. Mas o que pode ser pior do que os últimos acontecimentos ? Do que todo esse tempo em que abri mão de minha própria vida, para viver a sua ? São perguntas que estão longe de se ter uma resposta. Espero que caso eu consiga, não exista nada pior e nem mesmo parecido.
Ouvi coisas que não precisava ter ouvido, li coisas que não precisava ter lido, senti coisas que não precisava ter sentido e continuo, querendo ou não. Involuntariamente. Porquê faz isso comigo, não sei, nem me interessa mais. E se faço com você é porque fez primeiro. Quando foi amor ? Talvez antes do primeiro beijo, quase certeza que ali o amor existiu. Depois se tornou pura e simplesmente obsessão, da qual tentei fugir várias vezes, mas como sempre estava preso em sua gaiola de aço. E com as asas quebradas seria (e ainda está sendo) difícil tomar meu rumo, sozinho. Por estar no alto já não tinha chão e pensando em me desapaixonar parece que fico mais sem chão ainda (se é que é possível) , aceitar que planos não serão concretizados como foram sonhados por nós um dia me faz querer voltar atrás. E tudo isso é só pensamento, pensamentos que descrevo em um blog, para quem ? Você nunca vai ler isso e se ler provavelmente não saberá que é para você. São só palavras, não querem dizer nada se eu não tomar uma atitude.
Esse tempo passa arrastando meu coração no chapisco. Nunca quis pensar assim, todavia você tem me obrigado o que é mais triste ainda. É que não é por mim, sabe ? Por mim nada disso teria acontecido, acontecendo e aconteceria. Nada. Quando lá no começo eu disse aquilo era bem verdade, ainda é. Parece mais uma decepção, não nego-lhe o direito de me decepcionar, as pessoas estão sempre decepcionando umas às outras, acontece. O fato é que tentei, tentei, continuo tentando, mas minha paciência de Jó não está conseguindo suportar todos esses desentendimentos. Toda essa guerra, se quer sair por cima vá em frente. Eu deixo, isso prova o quanto necessito desapaixonar o mais rápido possível, caso consiga pelo menos por segundos estarei satisfeito. Quero acordar e pensar em algo que não seja você, ocupar meu tempo com coisas que não tenham você como prioridade, mudar minha rotina e não viver em função da espera de uma ligação sua. Estar mais com meus amigos, conseguir prestar mais atenção nas aulas. Não que nisso você me atrapalhe tanto, mas eu poderia ser um aluno 10 em tudo e não só em 8 matérias. Ao mesmo tempo que quero tudo isso, penso que não conseguirei ser feliz sem você, ainda que não seja feliz com você. Tenho a impressão de que faltaria algo e esse algo é você. Com todos seus defeitos é a pessoa que idealizei uma vida inteira pela frente, a pessoa com quem eu iria casar, ter filhos e fazer programas de domingo só nós quatro e o cachorro. Quero me desapaixonar só que não sei como viveria sem as brigas, sem as discussões intermináveis, sem acordar às 4 da manhã só para discutir a relação. Sem falar que te odeio mas te odeio porque acho que te amo e isso não é justo, porque o amor era pra ser uma coisa boa e não esse sofrimento para ambos os lados. Sei que pensa de mim o mesmo que penso de você, como fazer se você é o movimento progressivo e eu sou o retrógrado ? Sinceramente, dá vontade mesmo é de nascer de novo só que agora eu seria uma árvore, ainda que pareça chato. Ao menos daria vida às pessoas, não viveria a vida delas, elas que viveriam por mim. Desapaixonar que é bom, nada.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Filosofias de Bar

...Um dia eu pretendi acordar e mudar tudo,só que pensando bem mudar seria e ainda é :impossível (ou não?).Minha idéia individualizada se tornou banal antes mesmo de ser concluída,e até do pensamento de praticá-la.Poderia ser um simples ato,de tal insignificância para muitos (todos?),não sei...para mim realização de um sonho.
O que seria do planeta se todo mundo que pensasse em pensar em alguma coisa desistisse na metade do caminho?Ou até mesmo antes (?).
A gente assiste,a gente tenta,e o pior de tudo: a gente quebra a cara,mas ai de nós se não fosse isso!Quais seriam as descobertas?Aquelas ainda cobertas pela boçalidade da maioria,isto sim é grave.
Em uma mesa de bar,tomando cerveja com os amigos,ali você aprende coisas que pensou nunca precisar,como a química por exemplo.Enquanto 99,9% da população acha que você está ali porque não tem ocupação na vida,pode até ser que não tenha mesmo,mas garanto-lhes que esse número de pessoas que pensam assim,sabem menos que você...que por horas ouviu opiniões,falou de suas idéias e aprendeu algo (mesmo que não seja nada que mudará seu futuro).O que faria sozinho?Pensaria em se matar?É o que todos os dias acontece,alguém se mata.Sem motivos?Acredito que ninguém faz isso sem motivo (mesmo não aparente)por mais idiota que seja ele.
O mundo em suas várias formas de vê-lo,para mim bom seria se houvesse um outro paralelo,ao que eu pudesse me mandar para lá.
E se fugir dos problemas definitivamente não funciona,não faz mal,estou ciente disso há muito tempo.Então pego um papel,outra caneta (porque esta já se esvai),para começar tudo de novo...