sábado, 31 de maio de 2008

Refrações e Difrações do Amor, rs

Entendi porque às vezes tentamos amar e não acontece, porque o amor não se escolhe, não se compra, não se pedi... Ele simplesmente chega sem avisar. E se não fizermos nada ele pode ir da mesma forma que veio, sem avisar...

Só não pergunte se isso é bom ou ruim, de cada pessoa obterás uma resposta. De algumas até a comparação entre os dois, e acho que sou uma delas. Explico.
Amar é bom demais, mas como tudo que é bom demais, por ser tão bom acaba por nos transtornar, não sabemos o que fazer quando é bom. Até sabemos, mas achamos que está tão bom que não precisa ser melhorado, daí não o fazemos o que acaba por fazê-lo cair em vulnerabilidade. Já o contrário, sabemos muito mais rápido, na verdade nem queríamos saber mas é involuntário e quando é ruim nos entregamos à fossa. Quando nos sentimos felizes (?) achando que temos um "bom amor" deixamos os detalhes encobertos pelo relaxamento e auto-confiança. Pensamos que não precisamos expressar mais do que fizemos para conseguir que esse amor fosse assim. Besteira, mas com o passar do tempo você não percebe que faz isso, quem percebe é o outro. Aquele que te proporcionou um "bom amor", um "amor bom"... ele percebe que você não sente necessidade de demonstrar mais às quartas-feiras o seu amor, surpreendendo-o com um buquê de flores simplesmente porque é quarta-feira. É o amor que chega e se vai, mesmo que eu ou você não queira aceitar isso. O outro também é você, se visto pelo próprio outro, então fazemos isso uns com os outros mesmo amando. E o amor não era pra ser um sentimento bom ? E é, ele não deixa de ser mesmo que as demonstrações fiquem escassas, mas isso abala um pouco alguns, outros perdem totalmente a cabeça, outros ainda, morrem em vida ( vivem mas estão mortos ). É por ser tão bom o amor que acabamos por nos enlouquecer e perder a noção da realidade, chegamos a beira da loucura, somos até egoístas achando que isso é bonito. Isso não o faz ficar ruim, até aí não, mas se passou disso meu amigo... o que nos resta é lamentar. É chorar, deprimir-se, querer um feed back. Quando ele fica ruim sabemos o que fazer, mas não sabemos o que fazer para transformá-lo em como era antes, que irônico isso. Sabemos fazer mas não sabemos. Por isso, se você tem um amor cuide para que ele saiba todos os dias da vida o quanto você o ama, o quanto você precisa dele, o quanto você confia, o quanto você respeita, o quando o admira, o quanto o acha lindo, o quanto sente saudades mesmo tendo o visto à dois minutos atrás, surpreenda, não deixe seu amor ser bom somente, faça com que ele seja maravilhosamente bom, e primeiro de tudo goste de amar, tenha a paciência de Jó... conte até mil se preciso antes de brigar com o seu amor ainda que tenha motivos pra isso, antes de amar, aprenda a amar plenamente e não tenha medo de quebrar a cara, por que ai da vida se não fosse isso. Ass : Zé.
PS :" Entre sofrer e amar, escolho o morrer!" by : biscate...

terça-feira, 27 de maio de 2008

Muito pessoal.

Está fazendo aniversário que não venho aqui discorrer sobre coisa alguma. Lamentável. O fato é que não sei o que expor, não tenho mais o que dizer ou simplesmente não o quero. Tanto faz. Já que estou aqui aproveito para questionar a mim mesmo, o que mais pode me proporcionar satisfação e ânimo ? "O que mais" foi muita pretensão, visto que o que me proporciona está de bom tamanho, mesmo assim reclamo, indago, rebato. Eu queria, de verdade, não reclamar tanto. Mas é inevitável. Me ponho (digo, algo me põe) a meditar impensadamente sobre a circunstância. Só não quero mais ter que pensar ou reclamar. Estou vivo, ainda que isso não baste estou fazendo o meu melhor, mesmo sendo muito pouco. Hoje sou somente um rascunho de amanhã.

Sou o amor correspondido e não correspondido ao mesmo tempo, sou o dono da minha própria verdade, daquilo que quero acreditar e fazer com que acreditem. É, nada é mentira se você acredita.É uma verdade incontestável lembrar de uma data especial a poucos minutos dela findar-se e dizer que não tinha esquecido, como eu pude esquecer ? Na verdade não esqueci, lembrei disso todo o dia e a noite anterior, todos os minutos antes de você chegar. Foi quando você entrou por aquela porta que perdi todo o senso da realidade, me desconcertei, só via você na minha frente e mais nada, não pensava em outra coisa a não ser em ficar perto e te olhar. Era tanta saudade, que esqueci de minhas obrigações, dentre elas lhe entregar o presente desse dia tão especial que conseguimos mais uma vez vivenciar e o melhor, dessa vez como há muito não fazíamos : juntos. Desde já espero pelo próximo mês, quem sabe pode ser assim ?

terça-feira, 6 de maio de 2008

Desfoque em foco.

Serei simples e objetivo, sem rodeios dessa vez (só de estar dizendo isso estou de fato dando rodeios antes de ir ao ponto principal), e qual era mesmo o ponto ? Nem sei, pois bem. Com pressa pois o sono contra-ataca e a malária/febre amarela/gripe do frango e etc me pegaram de jeito dessa vez, bonita! Tipos que sofri uma ameaça pavorosa, aliás, é só isso que tem me acontecido ultimamente, ameaças traiçoeiras e inadmissíveis. Estou triste ok, meu professor me deu um ultimato dizendo que se eu não parasse de fumar ele me reprovaria (tipos, oi?). É gente, verdade! Como não sou bobo de ninguém, me impus : QQQQQQQQQQQQ, te processo amican bjs! Mesmo assim o infeliz não se deu por vencido, olha que viadinho... que me desculpe meu caríssimo professor, evitei dizer algo para não ser expulso também do recinto escolar e continuo protestando contra esse preconceito que o senhor estar usando para comigo. Ass : Mágoa-média.

- Um cigarro, um ponto negativo.
- Outro cigarro, um ponto negativo dele e mais um do anterior, dois pontos negativos.
- E assim sucessivamente, q

Gente, que absuuuuuurdo! Em pleno século XXI, onde até ser gay é normal (ele que o diga) vai querer me repetir por causa de míseros cigaretts ? Well, nem estou tão chateado assim. Na verdade estava mesmo precisando de um NOVO MOTIVO (ênfase no novo) para que me incentivasse na luta contra o tabaco. Para todos os efeitos decidi copiar os horários no caderno para saber os dias em que ele está na escola, assim não corro o risco de perder pontos que tenho (?) é que não tenho mesmo, piorando assim minha situação. Tipos, ficar com nota baixa é uma coisa ficar com saldo negativo é inaceitável ( palavrinhas que começam com ina, me lembram uma certa palavra que uma certa pessoa sempre diz, é, deve estar dizendo ainda para outros, claro).

Sabe, tenho pra mim que a letra "J" quando minúscula no meio das frases consegue deixá-las feias, sério. Reparem com atenção e verão que não estou de esquisitice nem agindo de perfeccionismo, longe de mim mesmo tentar fazer tudo perfeito. Estou cansado de ser ou pelo menos tentar ser o bom, amigo, companheiro e mileum adjetivos (ao "j" ali, peloamor q ). Acho que algumas circunstâncias nos fazem mudar, mas no fundo serei sempre o Zé babaquinha e zoado por todos ( que grande mentira [2] ) . Fim da era Bush, dá licença que vou ali comemorar, beijos.

Quero sábado urgentemente, mas se for pra dar tudo errado, não, muito obrigado (y).

segunda-feira, 5 de maio de 2008

GATTACA.

O filme Gattaca é um belo exemplo de intertextualidade, sendo um filme baseado na ficção-científica de primeiro momento que no desenrolar da trama vai abrindo espaço para um suspense, quando acontece um assasinato em Gattaca, ele vira uma investigação policial
o que é muito interessante de fato. O contexto do filme na verdade é bem voltado para a divisão de classes, a sociedade Gattaca divide-se em duas classes 'sociais' principais. Se importam
tanto com o sistema divisório de "inválidos" e "válidos" que não sobra tempo ou espaço para especular outros tipos de divisões de classe, ainda que elas existam perto ou longe da realidade de Gattaca. Os válidos são os filhos da ciência, um tipo de produto da engenharia
genética, a criação quase perfeita. Logo, os inválidos são os filhos de Deus, submetidos ao acaso e à quaisquer impurezas, vulneráveis à doenças e afins. Quanta irônia não ? E eu que pensava que a criação de Deus fosse a perfeita, apesar dos pesares. Agora o homem me vem com essa.
Gattaca retrata uma sociedade futura em que a técnica de manipulação tornou-se algum tipo de controle social. Só espero que caso isso aconteça um dia ( o que pode ser bem provável mesmo que leve anos, isto é, se o planeta aguentar tudo que vem sofrendo, mas isso é outro assunto), eu não esteja pra ver, pois não é de me agrado ser classificado como inválido. Ainda que seja um avanço na ciência, eu particularmente acho uma tremenda afronta à natureza e principalmente a Deus e não precisa ser cristão ou coisa parecida para pensar o mesmo, visto que não tenho uma religião. Pode ser muito lindo e perfeito, todos saudáveis , sem qualquer (ou a mínima) possibilidade de doenças. Mas todos sabemos que toda ação provoca uma reação.
O filme propriamente dito é um exemplo claríssimo da reação. Vincent era um inválido que almejava ser capaz de algo grandioso, ultilizou-se de serviços 'pirata-genético' digamos assim, para poder ser aceito em uma sociedade que se você não tem os gênes perfeitos pode sentar e chorar porque oportunidade de nada você terá. Lavar banheiro ? Quem é que quer passar o resto da vida lavando banheiro ? Vincent não quis, com os serviços que conseguiu obter assumiu a indentidade de Jerome, um homem que ao sofrer um acidente de carro ficou paralítico o que não afetou seus gênes que continuaram perfeitos. Com muita dificuldade conseguiu driblar todas as restrições de classe e se integrar na elite intelectual e moral de Gattaca. Já no final do filme mais uma vez aparece a intertextualidade agora na forma de um drama familiar ( o que ocorre bem no comecinho do filme também), Vincent encontra seu irmão que descobre a indentidade falsa e ameaça denunciá-lo. A partir daí fica claro o drama familiar com a rivalidade entre irmãos.
O engraçado é que mesmo com todo esse controle social a raça humana continuaria a mesma, dividida em classes e ultilizando de recursos clandestinos para atingir seus interesses individualistas. Isso prova que não adianta a ciência interferir, porque na personalidade isso fica cravado. Pessoas são interesseiras e egoístas mesmo sem querer ou perceber. Gattaca tinha controle social quase que absoluto, ainda sim os 'excluídos' conseguiam manter sua
resistência individual contra esses destino genético, apelando para fraudes sutis, clandestinas. O filme retrata que o destino genético tende a se tornar uma segunda natureza, mais perfeita ? Só se vista a olho nu assim, mas se for analisar a fundo veriamos que isso é audacioso demais. Acho meio extremo alguém (que não seja os mentores) defender essa idéia de uma sociedade genéticamente realizada. Mesmo os válidos teriam de seguir uma certa hierarquia de classe. Tudo na verdade tem seu lado positivo e o negativo, nesse caso temos mais dados negativos ao meu ver. O lado positivo é que estaríamos livre de doenças hereditárias ou não, isso seria bom não é mesmo ? Infelizmente nem tudo é perfeito como dizem, é muita ilusão e pretensão
nossa pensar que o controle social faria do mundo um lugar melhor de se viver. Esta trama não é um final propriamente feliz, o suicídio do verdadeiro Jerome soa como um protesto contra a sociedade Gattaca que não só exclui os inválidos de natureza mas também os que de alguma forma adiquirem essa incapacidade. Para Vincent foi a realização de um sonho, ele não ficaria lá para sempre né ? E quando voltasse ? Jerome estaria morto e como Vincent continuaria sua saga em busca da perfeição ? Se bem que ao ter realizado o sonho de ir pra Titã acho que ele não precisaria de mais nada, enfim, acabaria por se matar ou adaptar-se a sociedade quando voltasse. Admitindo-se um inválido ou se incinerando assim como seu amigo.

sábado, 3 de maio de 2008

Especulando a saudade.

E a saudade ? Ela que insiste em existir adentrando-nos como se não fossemos propriedade privada de nós mesmos, ela que chega entra sem bater e não sái. Fica de inquilina [?] desde quando inquilo não paga ? Salvo os casos em que as pessoas nos passam a perna. E é assim a saudade, te dá rasteira e você nem vê. Pode até ser um sentimento bonito para muitos, mas para mim é a ausência do que de fato é bonito e importa simplesmente, é um sentimento neutro. Nem bonito nem feio, triste. Nem preto nem branco, cinza. Falando assim ela parece o pior dos sentimentos, mas é só um sentimento triste mesmo, para mim, que fique claro. É que eu sofro dele e não acho que seja bonito, seria um hipócrita se dissesse tamanho absurdo, não existe um lado bom nisso. O quê ? Acho muy besta esses versinhos que dizem que se não houvesse distância não existiria saudade, quem disse que é só distância que causa isso? Tenho saudades de coisas que nunca vivi, saudades do passado, presente e futuro que certamente amanhã já será um presente passado. E assim mais uma vez voltarei a observar meu olhar triste diante do espelho pelo simples fato de que a saudade me incomoda, muito mais do que ciúme ou qualquer outra coisa. Não tem como ser indiferente à ela. Ou você sente ou você sente. Uma pontinha mínima que seja! Ainda não consegui fugir um décimo dela. Anseio a liberdade e finde-se a saudade. ______________________________ (código) Ass : FREEDOM PRA VIDA.

Mural de Recado - 1

O dia é 3, o mês é maio e o ano é o recorde da Lacucaracha no jogo da cobrinha.

Pensei em fazer um poste especial para minha amiga/companheira/parceira/cirrose ambulante e afins, mas ela não está merecendo sabe ? Só converso com ela por dó, e ela ainda acha que dou em cima, se eu postasse algo relacionado contando das proezas de nosso dia-a-dia estaria instigando-a a pegar no meu pé o resto do ano. Enfim, eu te amo amigan (mas é muito pouco, ok?), o que me deixou deveras feliz foi o fato do nosso terceiro elemento ter se juntado a nós nessa busca contínua pela perfeição literária (que grande mentira). Bom, só queria pedir uma coisa, parem de pagar pau pra mim. Amo vocês mesmo assim, beijos.

Com amor, Bob.